Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

26 de novembro de 2013

Pacotão da F-1: recordes, despedidas, tombo e cenas inesquecíveis em SP

Por: Web Matser

Tags:

A temporada de 2013 chegou ao Brasil já com Sebastian Vettel coroado como campeão e a RBR com o título de equipes no bolso. Mas isso não impediu a corrida de ser uma das melhores do ano. Diversos ingredientes deram um sabor especial à prova que encerrou o campeonato: a emocionante despedida de Felipe Massa da Ferrari; o adeus de Mark Webber à Fórmula 1, com direito a uma “patolada”, volta sem capacete e tombo no pódio; a busca de Vettel por novos recordes e a disputa pelo vice de Construtores, que acabou definida em favor da Mercedes após uma punição ao piloto brasileiro. Além disso, o “fator Interlagos” – clima instável e circuito desafiador – deu contornos imprevisíveis a treinos e corridas. No fim, o rei da temporada Vettel se impôs e venceu de novo. Webber e Alonso fecharam o pódio e Massa, inconformado com a punição, chegou em sétimo. Assista aos melhores momentos no vídeo acima e confira o resultado final aqui.

Vettel, o colecionador de recordes
Com chuva ou sem chuva. Nada foi capaz de segurar Sebastian Vettel. Neste domingo, o alemão largou na pole e sequer pensou em brindar Webber com uma vitória na despedida. Pisou fundo para buscar mais dois recordes. Alcançou a 13ª vitória em 2013, igualando a marca estabelecida por Michael Schumacher em 2004; e chegou ao nono triunfo consecutivo, repetindo o feito da lenda Alberto Ascari de 1952 a 1953. Após a vitória, Vettel fez novos zerinhos, comemoração que tem repetido desde o tetra na Índia, tornando-se marca registrada.

Em despedida da F-1, Webber rouba a cena
Vettel venceu, igualou recordes, mas quem roubou a cena foi seu companheiro Mark Webber, que se despediu da categoria. Após vencer o duelo com Fernando Alonso (Ferrari) e cruzar em segundo, completando a dobradinha da RBR, o australiano proporcionou uma cena que ficará para sempre na história. Sem se preocupar com possíveis punições, já que era seu último GP, o veterano retirou o capacete com o carro em movimento e deu uma volta no circuito de cara para o vento, brindando o público com um momento raro e inesquecível.

Na coletiva de imprensa, recebeu das mãos do chefão da categoria, Bernie Ecclestone, um presente: uma bandeira assinada por todos os pilotos do grid.

Patolada e tombo no pódio
Mas o último dia de Webber na F-1 também teve requintes de comédia pastelão. Antes da prova, o veterano levou uma “patolada” ao posar para foto com fotógrafos. E depois da corrida, levou um tombo daqueles durante a cerimônia do pódio, caindo de cara, mas levantando na hora e dando risada. Uma despedida divertida, de um dos pilotos mais queridos e irreverentes do grid.

Homenagens a Massa no adeus à Ferrari
O GP do Brasil foi especial também para Felipe Massa, que se despediu da Ferrari para se juntar à Williams em 2014. Desde o começo das atividades em Interlagos, o brasileiro recebeu muito carinho dos funcionários da escuderia italiana. Afinal, foram 12 anos de relação, sendo oito como piloto titular. Felipe viveu um fim de semana em família. A dele, que compareceu em peso ao autódromo de Interlagos, e a “família Ferrari”, que fez parte de sua vida desde os 20 anos de idade. Foram dias de mútuas demonstrações de agradecimento entre piloto e equipe. De Massa para a Ferrari, como um jantar, chinelos personalizados e um capacete vermelho – e também dos ferraristas para o competidor, caso do macacão com detalhes em verde e amarelo e do brinde após a corrida. Saiba tudo sobre o último ato de Massa com a Ferrari.

Já na pista, a desejada festa não veio. Um drive-through por cruzar a linha branca na entrada dos boxes quando estava em quarto acabou frustrando os planos de Massa conseguir um bom resultado diante de sua torcida no adeus à Ferrari. O brasileiro, que acabou em sétimo, poderia até ter subido ao pódio. Já que ele e Fernando Alonso tinham um acordo de cavalheiros de que, caso fosse possível, o espanhol cederia a posição para brindar o companheiro com um lugar entre os três primeiros, em retribuição aos inúmeros favores dos últimos anos. Sem ter como abrir para Massa em razão da penalidade, o espanhol seguiu firme com sua bela atuação para fechar o pódio. O brasileiro ficou inconformado com a punição e reclamou muito do rigor da direção de prova.

Punição a Massa garante vice a Mercedes
A punição a Massa pode ter custado o vice-campeonato de Construtores à Ferrari, o que renderia dez milhões de doláres a mais na conta da escuderia. Caso o brasileiro ficasse entre os quatro primeiros, o time de Maranello poderia descontar a desvantagem de 15 pontos que tinha para a Mercedes. Porém, mesmo com Nico Rosberg e Lewis Hamilton em quinto e nono, respectivamente, o time alemão chegou aos 360 pontos e ficou seis à frente da equipe italiana.

Bottas e Hamilton: roda a roda
troféu “Crash” vai para a dupla Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, que, na 47ª volta, tocaram rodas na freada para o “S do Senna” e se deram mal. A borracha do pneu traseiro esquerdo do finlandês da Williams se soltou completamente na hora, e ele acabou abandonando. Já o britânico da Mercedes viu seu pneu traseiro direito furar, mas pelo menos conseguiu levar o carro até os boxes. Considerado culpado pelo incidente, Hamilton foi punido com um drive through e perdeu a chance de um bom resultado, terminando em nono.

Em uma de suas piores temporadas da história, a McLaren terminou sem pódio pela primeira vez desde 1980, justamente no ano de seu cinquentenário. Porém, com uma atuação de superação, Jenson Button conseguiu dar um sopro de dignidade ao time britânico no último capítulo do ano. Mesmo com um carro fraco, o campeão de 2009 se destacou com uma pilotagem consistente e alcançou um heroico quarto lugar, melhor resultado da equipe no ano.

Grid Girls embelezam Interlagos
Depois de anos, o GP do Brasil voltou a ganhar o charme e a beleza de grid girls. Em um ambiente dominado pela velocidade, somente elas para fazerem os marmanjos pisarem no freio. Alguns mecânicos e engenheiros chegaram a parar os preparativos para o GP do Brasil de Fórmula 1 só para ver o desfile das “grid girls”. De salto alto no asfalto e vestidos curtos que realçam as curvas dos corpos, as 26 meninas estamparam um largo sorriso no rosto. Mesmo que por diversas vezes o sapato machucasse e exigisse um escondido curativo, elas passaram a impressão de que tudo estava bem.

Negociações e acertos
Com diversas vagas no grid de 2014 ainda não preenchidos, foi um fim de semana de muitas negociações fora da pista. Equipes como Lotus, Sauber e Force India eram os principais alvos da dança das cadeiras que se tornou o mercado de pilotos para a próxima temporada. Na noite de domingo, após o GP do Brasil, Nico Hulkenberg assinou o contrato com o time indiano, selando sua despedida da equipe suiça. O fim de semana marcou também a forte aproximação de Sergio Pérez, sem lugar na McLaren, com a Force India, e de Pastor Maldonado com a Sauber.

Felipe Siqueira – Globoesporte.com (25/11/13)

  • Marca SP