Você está em: Comunicação > Releases

Releases

30 de novembro de 2024

SPTuris cria a “Central Permanente do Carnaval”

Por: Marcelo Iha

Tags:

Espaço no centro da cidade será aberto na segunda-feira, 2 de dezembro, com o objetivo de organizar o maior carnaval do País

A SPTuris, empresa de turismo e eventos da Prefeitura, abrirá na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, a Central Permanente do Carnaval. A ideia é manter um canal de comunicação com todos os entes que fazem parte do evento: blocos de rua, bandas, escolas de samba e entidades carnavalescas. No dia 2 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Samba.

Na última quinta-feira, 28, foi publicado o decreto nº 63.925, que cria a Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua 2025, passando para a SPTuris a responsabilidade pela interlocução com os blocos carnavalescos. A empresa informou que estão programadas para a próxima semana as primeiras reuniões com os mais de 350 blocos.

Considerado o maior do Brasil em número de participantes e impacto econômico, o carnaval está entre os principais eventos da cidade. Nos últimos anos houve um crescimento significativo no público — moradores e turistas — e nos blocos de rua, o que demanda um trabalho coordenado e antecipado, visando garantir a ocupação do espaço público com o menor incômodo possível.

A SPTuris fornece a infraestrutura para mais de três mil eventos públicos por ano, entre eles o Réveillon da Av. Paulista, a Virada Cultura, a Parada LGBTQIA+ e a Marcha para Jesus, além de centenas de celebrações comunitárias que ocupam ruas e praças.

“Nosso objetivo ao abrir a Central Permanente é ter uma gestão compartilhada, por meio de um diálogo transparente e que considere as peculiaridades de um evento que, somados todos os dias, chega perto de 15 milhões de participantes”, diz Gustavo Pires, presidente da SPTuris. “A prioridade inicial serão os blocos de rua, que demandam uma atenção maior com relação ao regramento a ser observado. São entidades que defendem a importância dessa manifestação e reconhecem a necessidade do bom relacionamento com a população que prefere não participar”.

A Central Permanente funcionará no Auditório Bruno Covas, que fica na sede da SPTuris, no centro da capital. “Nosso papel é ouvir as necessidades, apresentar as dificuldades e trabalhar para a construção de soluções”, resume Pires.

Além dos encontros com os blocos, a SPTuris iniciou na sexta-feira, 29, as reuniões com os órgãos públicos responsáveis por diversos serviços como segurança, mobilidade e trânsito e saúde.

Serviço:
Central Permanente do Carnaval

Rua Boa Vista, 280
Auditório Bruno Covas – 11º andar
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
E-mail: [email protected]