Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

21 de fevereiro de 2014

Escolas de SP investem R$ 2,5 mi em desfile, aponta censo do carnaval

Por: Web Matser

Tags:

A terceira edição do Censo do Samba Paulistano, divulgada nesta terça-feira (18) pela SPTuris, empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo, trouxe dados das escolas de samba que disputarão o carnaval em 2014. Segundo informações do relatório, cada escola do Grupo Especial gasta, em média, R$ 2,5 milhões no desfile no sambódromo.

Somando o investimento das 14 agremiações, o valor gira em torno de R$ 35 milhões.

Já no Grupo de Acesso, cada desfile custa cerca de R$ 1,2 milhão. Ainda de acordo com o censo, o custo cresceu nos últimos anos – em 2011, era de R$ 700 mil.

O censo também aponta a média de foliões que compõem as escolas. São de 3 mil a 3,5 mil participantes no Grupo Especial e cerca de 2,3 mil no Acesso.

Já nos bastidores, o número de pessoas que trabalham nos barracões e ateliês de fantasias é estimado em 5,4 mil.

O relatório completo pode ser consultado no site oficial do carnaval ou no site do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, responsável pela pesquisa.

Novidades do Censo 2014
Em ano de Copa do Mundo no país, o relatório de 2014 celebra o centenário de fundação da primeira escola de samba de São Paulo e também a primeira convocação da seleção brasileira de futebol, unindo dois interesses do público.

Há também o “Quem é quem no samba paulistano”, uma sessão inédita que apresenta um glossário com o nome de mais de mil personalidades importantes para o carnaval da capital. De A a Z, é possível saber mais sobre pessoas como Alberto Alves da Silva, o seu Nenê, fundador da escola de samba Nenê de Vila Matilde, e Dona Zélia, a baiana mais antiga da Pérola Negra.

No “Carna-cardiograma”, gráficos apontam o desempenho das agremiações ano a ano na disputa pelo carnaval, considerando resultados dos últimos 22 anos.

Redação – G1 (18/02/14).

  • Marca SP