Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

8 de agosto de 2013

Emerson Fittipaldi quer trazer espírito de Le Mans ao Brasil

Por: Web Matser

Tags:

No próximo dia 1º de setembro, o autódromo de Interlagos será palco da 2ª edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, etapa válida para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Na última semana, a reportagem da Racing teve a oportunidade de conversar com Emerson Fittipaldi, eterno bicampeão da Fórmula 1 e idealizador da prova. O ex-piloto falou sobre as novidades do evento em 2013 e enfatizou o desejo de reaproximar o público brasileiro do automobilismo.

“Neste ano fiz sociedade com a Playcorp. Nosso objetivo é o de trazer o espírito de Le Mans para o Brasil. Teremos um Village, na área do estacionamento, com lojas e memorabilia. O espaço kids será bem maior neste ano, com direito a aulas de pilotagem e segurança no trânsito para as crianças”, afirmou.

Emerson revelou que a corrida terá uma prova de apoio, a SuperBike. Além dessa novidade, a organização criou um pacote que tem como principal objetivo, trazer as famílias de volta ao autódromo. “Foi feito um bilhete família válido para os três dias, que será vendido por R$ 250,80, incluindo aí um casal, com dois filhos de 13 até 17 anos”, comentou.

Fittipaldi acredita que com entretenimento e preços mais acessíveis, será possível criar um ambiente que relembre os tempos áureos do automobilismo no Brasil. “Quando comecei minha carreira, Interlagos era uma espécie de camping, as pessoas vinham para o autódromo e passavam o final de semana acampando. Queremos resgatar essa paixão pelo automobilismo, que com o tempo foi se perdendo”, disse.
Campeão mundial em 1972 e 1974, Emerson vê o WEC como uma ótima alternativa a F1. “Jean Todt é o cérebro por trás disso tudo, o idealizador do campeonato. Ele como homem visionário que é, viu que existem milhares de fãs ao redor do mundo, que obviamente vão continuar gostando da F1, mas que terão a alternativa de assistir outra categoria espetacular como o WEC”, comentou.

Com alguns ex-pilotos de F1 no campeonato, Emerson crê que as montadoras cada vez mais se interessarão em ter suas marcas expostas no Endurance. “A Porsche entrará no ano que vem na categoria P1, tendo o Mark Webber como um de seus pilotos. Existem boatos de que a Ferrari também ingressará na P1 dentro de dois ou três anos. A entrada dessas montadoras é o que formará a espinha dorsal da categoria”, afirmou.

Ao final da entrevista, Fittipaldi aproveitou para confirmar a participação de dois brasileiros na Le Mans 6 Horas de São Paulo e reforçou o desejo de levar as famílias de volta a Interlagos. “Teremos o Bruno Senna na Aston Martin e o Fernando Rees correndo de Corvette. Mas o mais importante é a família ir ao autódromo nesses três dias e sair de lá muito feliz e satisfeita com o que viu”, finalizou.

Daniel Fideli – Racing (06/08/13).

  • Marca SP