10 de março de 2011
Deficientes visuais acompanham Camisa Verde e Branco durante o Desfile das Campeãs
Nesta sexta-feira (11), durante o Desfile das Campeãs, 45 pessoas cegas e com baixa visão mostrarão que têm samba no pé. Depois de ter participado dos ensaios e acompanhado o desfile das escolas Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco, os deficientes visuais desfilarão ao lado da Camisa Verde e Branco, que comemora no Sambódromo a subida para o Grupo Especial.
A iniciativa faz parte do projeto Carnaval Paulistano – Só Não Vê Quem Não Quer, realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris). “Foi a maneira encontrada para mostrar que, por meio de ações criativas, é possível transformar o Carnaval em uma festa acessível a todos”, diz Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que também é responsável pela organização do Carnaval e pela administração do Anhembi, onde está o Sambódromo.
A ação teve início em janeiro quando os participantes foram aos ensaios das escolas e receberam workshops de percussão e samba no pé. A segunda etapa do projeto aconteceu durante os desfiles. Os participantes ficaram em um camarote exclusivo com recursos próprios para acessibilidade. No local, estavam expostas maquetes dos carros alegóricos e miniaturas das fantasias confeccionadas por alunos de Arquitetura e Moda do Complexo Educacional FMU. Além disso, um CD de áudio-descrição foi entregue a cada um com explicações do evento.
Os participantes foram selecionados por meio de um sorteio realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para garantir o conforto e a segurança em durante as etapas do projeto, todos são acompanhados por um responsável com visão normal. O transporte para as atividades é oferecido gratuitamente pela São Paulo Turismo.
English
Español