3 de outubro de 2011
Termina em São Paulo a 1ª etapa da final do Grand Slam de Xadrez
Terminou neste sábado (1º/10) a primeira etapa da Final do 4ª Grand Slam de Xadrez em São Paulo, realizada no Parque do Ibirapuera, com entrada franca. O tÃtulo de vencedor do principal campeonato mundial é disputado por seis dos melhores jogadores do mundo. A segunda fase da final será na Espanha, na cidade de Bilbao, a partir de 5 de outubro.
Foram realizadas cinco rodadas na capital paulista (confira abaixo os resultados de cada uma delas), com três partidas diárias. De acordo com as regras do Grand Slam, todos os enxadristas se enfrentam duas vezes, uma em cada cidade-sede. Em Bilbao, serão mais cinco dias de jogos, de 6 a 11 de outubro, com exceção do domingo, dia de descanso dos jogadores. A cerimônia de abertura será na quarta-feira (5/10). As partidas serão transmitidas em tempo real pelo site www.grandslamxadrez.com.br.
O ucraniano Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) teve o melhor desempenho nesta primeira etapa da final. Ele atingiu dez pontos: foram três vitórias, um empate e uma derrota. Na segunda colocação ficou o norte-americano Hikaru Nakamura (12º do ranking) com uma vitória e quatro empates, acumulando sete pontos. Dividindo a terceira posição, com seis pontos cada, estão o indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo e segundo do ranking), o armênio Levon Aronian (3º do mundo) e o norueguês Magnus Carlsen (número 1 do ranking). Anand e Aronian empataram três vezes, venceram a partida contra o espanhol Paco Vallejo (28º da lista) e perderam outra para o ucraniano. Já Carlsen teve três empates, uma derrota para Vallejo e uma vitória sobre Ivanchuk. Por sua vez, Vallejo ganhou uma partida e perdeu quatro.
A Final do 4º Grand Slam de Xadrez é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da São Paulo Turismo (SPTuris) e Xeque & Mate.
Mais informações: http://imprensa.spturis.com/grandslam
English
Español