4 de maio de 2015
São Paulo bate recorde de 15 milhões de turistas em 2014
A cidade de São Paulo alcançou um recorde na série histórica das estatÃsticas sobre o movimento turÃstico na cidade com 15 milhões de visitantes recebidos em 2014. A capital paulista recebeu cerca de 4,5 milhões de visitantes (30% do total) entre junho e julho, meses da Copa do Mundo.
Os cinco locais mais atrativos da cidade para os visitantes foram o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Parque do Ibirapuera, o Mercado Municipal, a Avenida Paulista e a Catedral da Sé.
Turistas
Os turistas brasileiros representam 85% dos que chegaram a São Paulo, seguidos por americanos, argentinos, alemães e chilenos. Os visitantes nacionais que mais gastaram na metrópole foram os amazonenses, seguidos por paraenses e baianos, de acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pelo levantamento.
A pesquisa destacou também o tempo de permanência na cidade. Os italianos foram os que mais ficaram em São Paulo, com média de 11 dias. O menor Ãndice foi dos romenos, um dia, em média.
O levantamento mostrou que o movimento turÃstico na cidade não apresenta grandes oscilações entre a alta e a baixa temporada. Entre os meses de março e novembro, porém, a capital paulista tem o turismo impulsionado pelo calendário de feiras, shows, congressos e convenções.
De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a cidade é reconhecida internacioenalmente pelo calendário de feiras, congressos e convenções.
“Somos lÃderes nesse segmento. E há alguns anos desponta também como destino de lazer, compras, entretenimento, estudos e saúde. Isso faz com que a cidade mantenha bons Ãndices praticamente o ano inteiro, o que é excelente para toda a cadeia produtiva e a economia de forma geral.”
English
Español