Você está em: Comunicação > Saiu na mídia

Saiu na mídia

27 de agosto de 2014

Fique por Dentro: Turismo

Por: Web Matser

Tags:

O prefeito Fernando Haddad empossou na segunda-feira (11/8) o Conselho Gestor do Polo Ecoturismo de São Paulo (Congetur).

De acordo com a Prefeitura, o órgão será responsável por ações de incentivo ao turismo na região de Parelheiros, zona sul, de forma a promover o desenvolvimento local com preservação ambiental. Entre as ações previstas estão a implantação de sinalização, criação de rotas de cicloturismo e de roteiros guiados.

Para o Prefeito Haddad, o desenvolvimento do polo ecoturístico irá transformar a região. “A população não sabe que a 30 ou 40 quilômetros do Centro existem todas as atrações naturais que muita gente vai buscar em cidades distantes. Às vezes as pessoas têm medo, pensam que se trouxermos o turista para cá, vamos colocar em risco o ambiente. Com um plano de manejo adequado, os padrões de ocupação respeitam a preservação e ainda trazem educação ambiental”, afirmou Fernando Haddad.

Conforme a Prefeitura, entre as ações previstas estão projetos para melhorar o acesso e a mobilidade na região, com ônibus urbanos, instalação de sinalização turística e cicloviária, regularização de vias de terra, implantação de 100 quilômetros de rotas de cicloturismo e de uma ciclovia, regularização de 100 quilômetros de vias de terra, readequação viária do centro de Parelheiros e recuperação de 100 mil metros quadrados de calçadas.

Segundo a Prefeitura, o Congetur é formado por 36 pessoas, com representantes das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, das secretarias de Governo, Coordenação das Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, da Spturis, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, da Sabesp, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia e da Fundação Nacional do Índio.

O conselho ainda tem representantes dos setores de eventos e locação de espaços, de audiovisual, de hospedagem e operadoras de turismo, do setor gastronômico, de estudantes de Turismo, de organizações não governamentais, de manifestações culturais, dos setores agrícola e de pesca, de comunidades religiosas, de artesãos e das aldeias indígenas, da Associação de Monitores Ambientais e Guias Turísticos, da América Latina Logística e do Conselho Participativo das subprefeituras.

Conforme o presidente do conselho, Francisco Carvalho, o objetivo é fomentar um potencial que já existe na região. “Este polo vai trazer recursos financeiros e trabalho. Só neste ano, a Colônia Fest trouxe para a região 30 mil pessoas. Vamos agora ampliar”, afirmou Francisco, mencionando a festa da comunidade alemã que acontece anualmente no bairro. A comunidade luta há pelo menos 30 anos pelos investimentos no turismo da região.

GAZETA DE INTERLAGOS (26/08/2014)

  • Marca SP