Final do 4° Grand Slam de Xadrez São Paulo - Bilbao

Realização do principal campeonato mundial de xadrez na capital paulista é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e Bilbao. Torneio será aberto no Brasil e terminará na Espanha.

Cada vez mais divulgada internacionalmente, São Paulo agora recebe os melhores enxadristas do mundo, que vão disputar aqui a final do 4º Grand Slam de Xadrez, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, no Parque do Ibirapuera. O título de vencedor do principal campeonato mundial será disputado pelo norueguês Magnus Carlsen, o indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo), o armênio Levon Aronian, o norte-americano Hikaru Nakamura, o ucraniano Vassily Ivanchuk e o espanhol Paco Vallejo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 6, 7 e 20 do ranking mundial.

Notícias

Carlsen é o campeão do 4º Grand Slam de Xadrez São Paulo - Bilbao

Magnus Carlsen, nº 1 do mundo, é o campeão do Grand Slam de Xadrez. O nome do enxadrista vencedor do principal campeonato mundial de xadrez foi definido hoje (11/10), depois de um desempate entre Carlsen e o ucraniano Vassily Ivanchuk. Ambos estavam empatados com 15 pontos e disputaram mais duas partidas relâmpagos. O norueguês venceu a última delas e levou o título. Confira abaixo a classificação final do torneio e os resultados da última rodada de Bilbao.

Calrsen ganha de Ivanchuk e atinge a mesma pontuação do ucraniano

Nakamura e Carlsen vencem na terceira rodada (8/10)

Ivanchuk e Anand empataram na partida.

Vallejo derrota líder do torneio, Ivanchuk, no segundo dia de jogos

Ivanchuk vence Nakamura na primeira rodada de Bilbao

Teve início ontem (6/10) as rodadas da Final do 4º Grand Slam de Xadrez em Bilbao.

Ivanchuk ganhou a partida contra Nakamura e abriu ainda mais vantagem sobre os demais competidores na disputa pelo título. Os outros dois jogos terminaram empatados.


Vassily Ivanchuk 3x0 Hiraku Nakamura

Magnus Carlsen 1x1 Viswanathan Anand

Paco Vallejo 1x1 Levon Aronian

Termina em São Paulo a 1ª etapa da final do Grand Slam de Xadrez

Ivanchuk (7º do mundo) é líder na disputa pelo título do principal campeonato mundial de xadrez. Em Bilbao, as rodadas acontecem de 6 a 11 de outubro

Terminou neste sábado (1º/10) a primeira etapa da Final do 4ª Grand Slam de Xadrez em São Paulo, realizada no Parque do Ibirapuera, com entrada franca. O título de vencedor do principal campeonato mundial é disputado por seis dos melhores jogadores do mundo. A segunda fase da final será na Espanha, na cidade de Bilbao, a partir de 5 de outubro.

Foram realizadas cinco rodadas na capital paulista (confira abaixo os resultados de cada uma delas), com três partidas diárias. De acordo com as regras do Grand Slam, todos os enxadristas se enfrentam duas vezes, uma em cada cidade-sede. Em Bilbao, serão mais cinco dias de jogos, de 6 a 11 de outubro, com exceção do domingo, dia de descanso dos jogadores. A cerimônia de abertura será na quarta-feira (5/10). As partidas serão transmitidas em tempo real pelo site www.grandslamxadrez.com.br.

O ucraniano Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) teve o melhor desempenho nesta primeira etapa da final. Ele atingiu dez pontos: foram três vitórias, um empate e uma derrota. Na segunda colocação ficou o norte-americano Hikaru Nakamura (12º do ranking) com uma vitória e quatro empates, acumulando sete pontos. Dividindo a terceira posição, com seis pontos cada, estão o indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo e segundo do ranking), o armênio Levon Aronian (3º do mundo) e o norueguês Magnus Carlsen (número 1 do ranking). Anand e Aronian empataram três vezes, venceram a partida contra o espanhol Paco Vallejo (28º da lista) e perderam outra para o ucraniano. Já Carlsen teve três empates, uma derrota para Vallejo e uma vitória sobre Ivanchuk. Por sua vez, Vallejo ganhou uma partida e perdeu quatro.

A Final do 4º Grand Slam de Xadrez é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da São Paulo Turismo (SPTuris) e Xeque & Mate.

Tabela com classificação geral:

Veja mais fotos do último dia do 4º Grand Slam de Xadrez

Nakamura vence Paco Vallejo

Carlsen derrota Ivanchuk, líder no torneio no Brasil

Ibirapuera lotado para o último dia do Grand Slam

Confira as fotos do último dia do 4º Grand Slam de Xadrez

Levon Aronian empata com o indiano Viswanathan Anand

Foi o primeiro jogo a terminar, após 3 horas

Torneio infantil de xadrez para crianças na manhã deste sábado, dia 1°/10

Confira galeria de fotos do torneio infantil deste sábado

Ivanchuk conquista sua terceira vitória na Final do Grand Slam de Xadrez

Amanhã, o campeão do mundo Anand enfrenta Aronian (3º do ranking) em partida que definirá o segundo lugar da 1ª fase do torneio

A quarta rodada da final do Grand Slam de Xadrez em São Paulo foi realizada hoje (30/09), no Parque do Ibirapuera. Amanhã, sábado, será o último dia de jogos na capital paulista. O segundo turno do principal campeonato mundial será na cidade de Bilbao, de 5 a 11 de outubro.

O ucraniano Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) derrotou nesta sexta-feira o armênio Levon Aronian (3º do ranking). Com o resultado atinge dez pontos e dispara na liderança da disputa. Na partida mais longa do dia, Viswanathan Anand (campeão do mundo) venceu Paco Vallejo (28º da lista). Somente Magnus Carlsen (1º do mundo) e Hiraku Nakamura empataram nesta quarta rodada.

Na quinta rodada (1º de outubro), os duelos serão entre Vassily Ivanchuk (brancas) e Magnus Carlsen (pretas); Hikaru Nakamura (brancas) e Paco Vallejo (pretas). O embate mais aguardado será o de Viswanathan Anand (brancas) e Levon Aronian (brancas), que disputam a 2ª colocação nesta primeira fase do torneio.

Confira abaixo a classificação geral da etapa em São Paulo:

Veja mais imagens do penúltimo dia do Grand Slam

21 Minutos - Grandes Mestres Brasileiros

Partidas entre os enxadristas Rafael Leitão, Gilberto Milos, Alexander Fier, Krikor Mekhitarian, Everaldo Matsuura e Felipe El Debs.

Os mestres brasileiros também estão presentes

Começam os jogos de hoje, sexta-feira, 30/09

Ivanchuk e Aronian, líderes do mundial até agora, enfrentam-se neste momento.

Confira as imagens dos jogos desta sexta-feira

Master Series, dia 29/09

Veja mais fotos do Master Series

Aulas de xadrez para iniciantes

Durante o 4º Grand Slam de Xadrez são oferecidas aulas gratuitas para quem quer aprender o esporte.

Final do Grand Slam de Xadrez tem rodadas nesta sexta-feira e sábado, no Parque do Ibirapuera

Evento de repercussão mundial tem entrada gratuita

A primeira etapa da final do 4º Grand Slam de Xadrez em São Paulo, que é disputado por seis dos melhores enxadristas do mundo no Parque do Ibirapuera, tem mais dois dias de jogos na cidade, nesta sexta-feira (30) e sábado (1º), a partir das 15 horas. A segunda fase da competição será realizada em Bilbao, na Espanha, de 5 a 11 de outubro.

As partidas são realizadas em uma sala de vidro com acústica especial. Do lado de dentro ficam os enxadristas e os árbitros. Do lado de fora, especialistas em xadrez comentam os jogos. O objetivo é aproximar o grande público de campeonatos de alto nível. A entrada é gratuita.

Até o momento, com três das cinco rodadas já concluídas, Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) venceu duas partidas e lidera a disputa pelo título. Levon Aronian (3º do ranking mundial) tem uma vitória e dois empates e está na segunda posição. Na sequência, estão Paco Vallejo (28º do mundo) com uma vitória sobre Magnus Carlsen (1º do ranking mundial) e duas derrotas, e Hikaru Nakamura (12º do ranking), com três empates. Viswanathan Anand, atual campeão do mundo, e Carlsen têm dois pontos e seguem na lanterna da disputa, ambos com dois empates e uma derrota.

Por motivos técnicos, o calendário do Grand Slam em São Paulo foi alterado. Assim, os jogos que seriam realizados na 5ª rodada, no sábado, foram antecipados para esta sexta-feira (30/09). De acordo com o regulamento do torneio, os finalistas não podem jogar três partidas seguidas com a mesma cor de peça. No total, os enxadristas devem jogar cinco vezes com as brancas e outras cinco com as pretas.

Na quarta rodada (30/09), os duelos serão entre Levon Aronian (brancas) e Vassily Ivanchuk (pretas); Paco Vallejo (brancas) e Viswanathan Anand (pretas); e Magnus Carlsen (brancas) e Hikaru Nakamura (pretas). Na quinta e última rodada (1º/10), jogam Vassily Ivanchuk (brancas) e Magnus Carlsen (pretas); Hikaru Nakamura (brancas) e Paco Vallejo (pretas); e Viswanathan Anand (brancas) e Levon Aronian (pretas).

A Final do 4º Grand Slam de Xadrez é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da São Paulo Turismo (SPTuris) e Xeque & Mate. O evento é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e de Bilbao. O torneio prossegue na Espanha, de 5 a 11 de outubro, e será transmitido pelo site www.grandslamxadrez.com.br.

Últimas rodadas: 30/09 e 1º/10, às 15 horas. Entrada gratuita. Parque do Ibirapuera, ao lado do Museu Afro (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10)

Ivanchuk derrota o atual campeão do mundo, Anand

Na partida mais longa do torneio, com cinco horas de duração, Ivanchuk derrotou o atual Campeão do Mundo, Anand. Esta é a segunda vitória do ucraniano no torneio. Ivanchuk é o único a vencer dois jogos e agora lidera a disputa pelo título.

O ucraniano Ivanchuk faz o primeiro lance na partida que o colocou na liderança provisória pelo título do Grand Slam.

Veja fotos da partida que colocou o ucraniano Ivanchuk no primeiro lugar do torneio

Vallejo vence o número 1 do ranking mundial, Carlsen

O espanhol Paco Vallejo (à esquerda) venceu Magnus Carlsen na 3ª rodada de jogos em São Paulo. A partida durou mais de três horas e foi a segunda desta quarta-feira (28/09) a terminar.

Aronian e Nakamura empatam no 3º dia de jogos da Final do Grand Slam de Xadrez

Aronian (3º do ranking mundial) e Nakamura (12º do ranking mundial) empatam na 3ª rodada de jogos em São Paulo. A partida durou quase três horas e foi a primeira desta quarta-feira (28/09) a terminar.

Calendário das rodadas em São Paulo é alterado

O calendário da Final do 4º Grand Slam de Xadrez em São Paulo foi alterado. Os jogos que seriam realizados na 5ª rodada, no sábado, serão antecipados para esta sexta-feira (30/9).

O motivo da mudança é técnico. De acordo com o regulamento do torneio, os finalistas não podem jogar três partidas seguidas com a mesma cor de peça. No total, os enxadristas devem jogar cinco vezes com as brancas e outras cinco com as pretas.

Confira abaixo como ficam as próximas rodadas:

Veja fotos do terceiro dia de partidas da final

Crianças têm aulas gratuitas de introdução ao xadrez nesta quarta-feira, 28/09, no Parque do Ibirapuera.

Atividade será oferecida ao público até sábado (1º/10), último dia da Final do 4º Grand Slam de Xadrez em São Paulo. O curso começas às 14h30 e tem duas horas de duração.

Ivanchuk, 7º do mundo, ganha sua primeira partida na Final do 4º Grand Slam de Xadrez

Anand (campeão mundial) e Carlsen (1º do ranking mundial) empatam novamente. Aronian e Ivanchuk lideram o torneio.

O duelo entre os melhores jogadores da atualidade teve sua segunda rodada hoje (27/09), no Parque do Ibirapuera. A Final do 4º Grand Slam de Xadrez São Paulo - Bilbao tem entrada franca e vai até sábado, 1º de outubro.

Nesta terça-feira, a partida entre Hikaru Nakumura (12º do ranking mundial) e Viswanathan Anand (atual campeão do mundo) terminou empatada, depois de três horas de duração. Logo em seguida, Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) derrotou Francisco Vallejo (28º do ranking mundial). A partida entre Levon Aronian (3º do ranking mundial) e Magnus Carlsen (1º do ranking mundial), que durou 3h45, foi o segundo empate do dia.

De acordo com as regras do campeonato, a vitória vale 3 pontos e o empate 1 ponto. Com os resultados de hoje, Aronian passa a dividir a liderança com Ivanchuk. Nakamura, Anand e Carlsen seguem empatados com dois pontos cada. Paco Vallejo perdeu seus dois primeiros jogos e não tem nenhum ponto.

Amanhã, quarta-feira (28/09), a partir das 15 horas, as disputas serão entre Viswanathan Anand (brancas) e Vassily Ivanchuk (pretas), Levon Aronian (brancas) e Hikaru Nakamura (pretas); e Paco Vallejo (brancas) e Carlsen (pretas).

Veja abaixo a classificação geral do torneio:

Xadrez Shogi foi uma das atividades do segundo dia do Grand Slam

Durante as principais partidas de xadrez, outras atividades relacionadas ao esporte que mais envolve raciocínio são administradas no Grand Slam. O Mestre Internacional James Mann de Toledo participou hoje de uma simultânea com 20 pessoas em tabuleiros de xadrez e shogi.

Conhecido também como "Xadrez Japonês", o Shogi possui algumas diferenças em relação ao xadrez ocidental. O formato do tabuleiro é retangular (5 cm x 4 cm), onde o comprimento é ligeiramente maior que a largura, dividido em nove colunas por nove linhas, num total de 81 casas. Todas as casas possuem a mesma cor. Cada jogador controla um total de 20 peças da mesma cor, diferenciadas apenas pela direção em que estão viradas, dessa maneira um jogador pode capturar a peça do outro e usar como se fosse dele. As 20 peças são as seguintes:

- 1 rei

- 2 generais de ouro

- 2 generais de prata

- 2 cavalos

- 2 lanceiros

- 1 bispo

- 1 torre

- 9 peões

Os desafiantes do enxadrista formavam um público variado, mesclando alguns jovens talentos junto a enxadristas com mais experiência.

4º Grand Slam de Xadrez continua com partidas disputadas no Parque do Ibirapuera

Segunda rodada segue nesta terça-feira (27/9)

Veja algumas fotos do segundo dia de partidas entre seis dos melhores enxadristas do mundo

Levon Aronian, 3º do mundo, sai na frente no primeiro dia da Final do 4º Grand Slam de Xadrez

Primeira rodada teve dois empates. Amanhã Aronian, que lidera campeonato, enfrenta Magnus Carlsen, número 1 do ranking mundial.

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, tiveram início as partidas da Final do 4º Grand Slam de Xadrez São Paulo - Bilbao, no Parque do Ibirapuera. Levon Aronian (3º do ranking mundial, na foto acima) venceu Paco Vallejo (28º do ranking mundial). Os jogos entre Viswanathan Anand (atual campeão mundial) e Magnus Carlsen (1º do ranking mundial) e também entre Hikaru Nakumura (12º do ranking mundial) e Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) terminaram empatados. Um público de cerca de um mil pessoas compareceu ao evento, que é totalmente gratuito.

Com o resultado, Aronian sai na frente na disputa do título. A partida teve 53 lances e durou quase quatro horas. A disputa entre Anand e Carlsen foi a mais rápida do dia. Foram 25 lances em aproximadamente 1h30. A partida entre Nakamura e o Ivanchuk teve 27 lances e durou 2h30.

"É um torneio longo. Estou satisfeito por não ter feito muitos erros e ter jogado uma boa partida", disse Aronian sobre o resultado e a liderança conquistada hoje.

De acordo com as regras do campeonato, a vitória vale 3 pontos e o empate 1 ponto.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do primeiro dia de partidas

Final do Grand Slam de Xadrez começa em São Paulo

Sorteio das rodadas abriu o evento. Enxadristas e o prefeito Gilberto Kassab compareceram. Partidas começam amanhã e vão até o próximo sábado (1º/10), no Parque do Ibirapuera.

Gilberto Kassab joga com o atual campão mundial, o indiano Viswanathan Anand, e posa com jogadores na abertura da final. Fotos: Michela Brígida/ SPTuris.

A abertura da Final do 4º Grand Slam de Xadrez aconteceu neste domingo (25/9). Na ocasião, foi realizado o sorteio que definiu os adversários das partidas de cada dia de torneio nas duas cidades-sede - São Paulo e Bilbao (Espanha). A cerimônia foi realizada no Parque do Ibirapuera, local do evento, e teve a presença dos seis enxadristas finalistas: Magnus Carlsen, Viswanathan Anand, Levon Aronian, Vassily Ivanchuk, Hikaru Nakamura e Francisco Vallejo (Paco), que ocupam, respectivamente, o 1º, 2º, 3º, 7º, 12º e 28º lugares no ranking mundial.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, mostrou-se entusiasmado com o evento e a possibilidade de formar mais jogadores. Na ocasião, destacou as expectativas para o futuro. "Esperamos que São Paulo entre no circuito de torneios e receba cada vez mais eventos importantes do xadrez".

Magnus Carlsen, primeiro lugar do ranking mundial, disse estar bastante ansioso pelo torneio e espera que as pessoas prestigiem a semana com partidas e atividades introdutórias ao xadrez. Vindo da Armênia, onde o xadrez é tão importante quanto o futebol, Levon Aronian falou do reconhecimento do Brasil pela criatividade na música, artes e esportes. "Espero que, com esse evento, o xadrez possa criar mais talentos criativos no Brasil", disse Aronian.

As partidas terão início amanhã (segunda-feira, 26), às 15 horas. Na rodada 1 jogam Hikaru Nakumura contra Vassily Ivanchuk; Viswanathan Anand e Magnus Carlsen; e Levon Aronian e Francisco Vallejo (Paco). Os jogos seguem até 1º de outubro, sábado, com entrada franca. Somente na quinta-feira, 30, não haverá jogos do Grand Slam.

Clique aqui e veja fotos da abertura do 4º Grand Slam de Xadrez

Site oficial em português

Bilbao Chess Masters 2011
Transmissão ao vivo

Os Finalistas

Magnus Carlsen

20 anos, Noruega - 1° no ranking mundial - 2823 pontos

Viswanathan Anand

41 anos, Índia - 2° no ranking - 2817 pontos

Levon Aronian

28 anos, Armênia - 3° no ranking - 2807 pontos

Vassily Ivanchuk

42 anos, Ucrânia - 6° no ranking - 2765 pontos

Hikaru Nakamura

23 anos, Estados Unidos - 12º no ranking - 2753 pontos

Francisco Vallejo Pons

29 anos, Espanha - 28º no ranking - 2716 pontos